Apresentação

As ciências sociais brasileiras têm passado por um período de grande ampliação. Ela diz diz respeito tanto à quantidade de cursos de Pós-Graduação e de estudantes inscritos quanto ao número de áreas, temas e objetos abrangidos pelos estudos ali realizados. Todavia, os espaços para intercâmbios sobre propostas e resultados destas pesquisas não crescem na mesma proporção.

A criação do Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro (SEPOCS-Rio) tem como objetivo principal integrar os estudantes dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado, possibilitando tais trocas. Com esse evento, pretende-se criar um espaço para o reconhecimento de nossos pares e para o estabelecimento de um diálogo que não se atenha aos limites institucionais e disciplinares consagrados.


A organização tem procurado fortalecer o contato com todos os programas convidados à participar da SEPOCS-Rio a fim de que seus estudantes participem ativamente do evento. No entanto, a lista apresentada no edital é de programas cujos estudantes poderão participar do evento, e não apenas das instituições às quais porventura estejam vinculados seus idealizadores e/ou organizadores. 

A realização da primeira edição do evento em 2011 demonstrou a pertinência desta iniciativa e de sua continuidade.

Propomos uma forma alternativa de evento, para estimular o debate e a participaçào dos estudantes em eventos científicos. O seu formato implica numa aceitação prévia dos resumos e papers, desde que obedecidas as normas de formatação, prazos e a pertinência temática. Não caberá à organização avaliar científicamente o material enviado, mas ao proponente apresentá-lo e defendê-lo perante os pares, assim como ter seu trabalho comentado pelo debatedor da mesa.

Os Grupos de Trabalho serão definidos a partir dos resumos apresentado para que propiciem debates proveitosos aos participantes. Desse modo, eles serão montados a partir de afinidades temáticas, teóricas e/ou metodológicas.