Edital

II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro

SEPOCS-Rio - 2012


O II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro será realizado entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012.

Podem inscrever propostas todos os estudantes que estejam regularmente matriculados nos cursos listados ao final deste Edital. Além destes, também aceitaremos propostas de alunos egressos, que tenham defendido sua dissertação ou tese até setembro de 2010 nos mesmos cursos. Somente serão aceitas propostas que obedecerem às normas de formatação do Resumo e do Trabalho Completo e que seguirem corretamente as datas do Cronograma localizado, também, ao final deste Edital.

Caberá à Comissão Organizadora distribuir as propostas aceitas em Grupos de Trabalho, que serão compostos por mesas de apresentação montadas a partir de afinidades temáticas, teóricas e/ou metodológicas. Esta composição obedecerá, dentro do possível, aos princípios de pluri-institucionalidade e interdisciplinaridade do Seminário. Cada mesa terá no mínimo um e no máximo dois debatedor(es).


1 Inscrição de Resumos
1.1 Os interessados deverão realizar a inscrição de resumos através de sistema eletrônico disponível na página do SEPOCS-Rio na internet (http://sepocs.blogspot.com, aba “Inscrições”), de acordo com o prazo estabelecido no cronograma.
1.2 Cada proposta pode ter até 3 (três) autores. Cada pessoa poderá submeter apenas 1 (um) trabalho.
X.X. Cada um dos autores deve realizar o pagamento da inscrição, no valor de R$10,00, através de depósito ou transferência para a conta que será divulgada em breve, enviando os dados do comprovante por e-mail para sepocsrio2012@gmail.com, de acordo com o prazo indicado no cronograma.
1.3.1 O resumo deve conter um mínimo de 1.000 e um máximo de 1.500 caracteres com espaços.
1.3.2 Além do resumo, o proponente deverá fornecer 5 (cinco) palavras-chave.
1.4 Os resumos devem apresentar claramente o objeto e os objetivos da proposta. Lembramos que a composição dos Grupos de Trabalho será definida a partir da leitura destes resumos.
1.5 Os resumos que não respeitarem as regras deste Edital serão excluídos. Os proponentes deverão conferir se seus trabalhos foram aceitos na programação que será disponibilizada conforme o cronograma do evento (http://www.sepocsrio.blogspot.com).

2. Envio de Trabalho Completo
2.1 Os Trabalhos Completos deverão ser enviados unicamente por correio eletrônico à Comissão Organizadora (sepocsrio2012@gmail.com) conforme o Cronograma. O assunto do e-mail deverá ser a expressão “Trabalho Completo”.
2.2 O Trabalho Completo deverá seguir as seguintes normas:
2.2.1 Conter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, excluídas as referências bibliográficas e anexos;
2.2.2 Estar em documento-base que será disponibilizado pela Comissão Organizadora via e-mail. Este documento-base encontra-se de acordo com a formatação adequada. Recomendamos, por isso, que o texto seja escrito diretamente nele. Caso o texto seja colado a partir de um outro documento, certifique-se de que a formatação do documento-base se manteve inalterada.
2.2.3 Estar formatado em Microsoft Word (.doc ou .docx), fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado, espaçamento entre linhas 1,5, sem espaçamento entre parágrafos, e margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm;
2.2.4 A autoria (nome completo) deverá vir após o título, alinhada à direita;
2.2.5 Em nota de rodapé devem ser colocados a instituição, a titulação acadêmica, o correio eletrônico do(s) autor(es) e, quando for o caso, a agência financiadora de sua pesquisa;
2.2.6 As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem indicar entre parênteses o nome do autor em letras maiúsculas, o ano de publicação e a(s) página(s) da(s) qual(is) se extraiu a citação (como “SILVA, 1993:11-12”);
2.2.7 As citações a partir de quatro linhas devem ser formatadas com fonte Times New Roman, tamanho 10, itálico, com recuo esquerdo de 4 cm e espaçamento simples. As referências devem constar no corpo do texto citado, entre parênteses, como no exemplo acima;
2.2.8 O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (ex.: 1, 2, 3...) em fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento simples;
2.2.9 As referências bibliográficas deverão ser colocadas ao final do texto, estar de acordo com as regras da ABNT e dispostas em ordem alfabética por sobrenome de autor;
2.2.10 As páginas, com exceção da primeira, devem ser numeradas à margem inferior direita.
2.2.11 O nome do arquivo deve ser o título do trabalho seguido de um "underscore", nome e último sobrenome do autor. (Ex.: Movimentos Sociais no Brasil_José Luís).
2.3 Os trabalhos que não cumprirem os prazos e as regras de formatação serão excluídos.
2.4 Os trabalhos completos serão publicados em suporte eletrônico.
2.5 A apresentação no II SEPOCS-Rio está condicionada ao envio do trabalho completo para a organização do evento no prazo estabelecido no Cronograma.

3. Observações
3.1 Cabe ao proponente informar, na ficha de inscrição, se pretende utilizar algum recurso audiovisual. Não há, entretanto, nenhuma garantia de que tal recurso será disponibilizado. Próximo ao evento, contudo, a Comissão Organizadora entrarará em contato com os autores para confirmar a disponibilidade do equipamento.
3.3 A programação completa do evento, os locais de realização do mesmo, a formatação da apresentação e outras informações serão divulgados na página do II SEPOCS-Rio (http://sepocs.blogspot.com).
3.4 Certificados do Seminário serão fornecidos para todos os comunicadores e debatedores das mesas.
3.5 Casos omissos serão tratados pela Comissão Organizadora.


Comissão Organizadora
II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro


Programas de Pós-Graduação participantes do II SEPOCS-Rio 2012

Programa de Pós-Graduação em Antropologia - UFF
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - Museu Nacional/UFRJ
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - IESP/UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - UFF
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PUC-Rio
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFRRJ
Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ
Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos – UFF
Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde – COC/ FIOCRUZ
Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais - CPDOC/FGV
Programa de Pós-Graduação em Memória Social - UNIRIO
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - IESP/UERJ
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFF
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS/UFRJ
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito - UFF
Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - UENF
Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - PUC-Rio
Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - UERJ
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - IMS/UERJ


CRONOGRAMA

Inscrição de resumos:....................................... 07 de março a 06 de maio de 2012.

Pagamento das inscrições:................................ até 30 de maio de 2012.

Divulgação dos GTs:...................................... 21 de maio de 2012.

Envio de trabalho completo:............................. 22 de maio até 30 de julho de 2012.

II SEPOCS-Rio 2012:..................................... 17 a 21 de setembro de 2012.